DJ CLARK KENT foi uma celebridade que conseguiu se mostrar fortemente presente tanto na cultura da música quanto dos tênis, em ambos cenários com muito afinco e admiração dos fãs por isso. E para recordar um pouco dessa magnitude que o artista deixou como legado ao partir deste plano em 24 de outubro de 2024, reunimos muitas dessas conexões dele com os nosso protagonistas: os tênis.
Fazendo uma cronologia inversa, começaremos dos mais recentes para os mais antigos, temos o AIR FORCE 1 LOW “The List” repleto de cores e com a mais nobre seleção de couro. Esta iteração fala com carinho de seu quarteto de amizade por toda uma vida com Abdul, Magdi e All Day – além de ressaltar que eles são os “favoritos de Deus” por um bordado no calcanhar.
Um anos antes, houve o ADIDAS FORUM MID de 2022 assinado por Clark e vestido de Serato – que é tido como melhor o software de DJ e produção musical do mundo. O visual é inspirado pelos timecodes de vinil utilizados pela plataforma nos toca-discos, marcando assim a afinidade de som e pisada.
Em 2019 houve uma iteração para o Black History Month junto da K-SWISS a partir de um CLASSIC 88 – confere o vídeo com o prórprio DJ falando sobre esse projeto tão significativo:
Como um exímio fã do NIKE AIR FORCE 1, KENT não ficou de fora das comemorações do 35º aniversário da silhueta em 2017 e compartilhou com o Swoosh uma edição atípica do modelo, totalmente revestida de material semelhante a pelagem animal cinza, com grifos em branco. A entressola foi finalizada com o charme da borracha natural.
Para a premiação de 2015 que elege os melhores DJs do mundo, conhecida como Global Spin Awards, o DJ/sneakerhead preparou uma edição exclusiva do 998 elaborada nos laboratórios de design da NEW BALANCE para 75 convidados VIP do evento.
Muito se fala sobre os BIKE JORDANs de NIGEL SYLVESTER, mas precisamos lembrar que as bicicletas já haviam contado com o suporte do nosso DJ protagonista da nota na composição do visual do NIKE DUNK HIGH “S.T.O.M.P” (Stand On My Pedals).
Indo para 2013 vemos que Clark Kent teve uma agenda bem concorrida entre performances, gravações e lançamentos de tênis, já que neste ano além de empenhar seu talento nas discotecagens passou a ser apresentador do programa “Quickstrike”, da ComplexTV, junto a Russ Bengston. Cada episódio tinha em média 5 minutos de duração e traziam os lançamentos mais quentes da temporada e até discussões acaloradas entre as duas figuras.
E não para por aí, já que ainda pudemos vislumbrar sua atuação junto a FILA em uma edição exclusiva do GRANT HILL II “Knicks”, mostrando que sua influência nesse cenário.
Chegando em 2012, ele colaborou no PRO-KEDS ROYAL MASTER LO “Brooklyn” evidenciando o pioneirismo da cena sneaker pela marca estar presente lá no começo dessa classe de calçados – e prestigiou tanto sua terra natal quanto seu time de beisebol do coração: BROOKLYN DODGERS.
Dois anos antes, em 2010, houve uma série de três pares únicos e exclusivos de NIKE AIR FORCE 1 predominantemente pretos, com diferentes complementos que variavam entre camurça, couro envernizado e couro liso, entregues em uma sofisticada caixa de madeira com gravações a laser e ferragens douradas.
Mais surpresas rolaram em 2010, com o nome do nosso DJ requisitado em uma série de AF1 SUPREME 5 BOROUGHS PACK inspirados por varsity jackets de chenille em homenagem a 5 bairros de Nova York. Cada um deles tinha um dubrê de edição limitada “1898” em homenagem ao ano em que os distritos foram consolidados e cadarços estampados com seus respectivos territórios, tal como os patches laterais.
Apesar de anunciados em 2008, foi em 2009 que houve a estreia do pack “112” contando com silhuetas como AIR FORCE 1, o AIR MAX 1 e o AIR TRAINER 1 que combinavam em sua estética a colorway Volt, elephant print e painéis refletivos, marcando aí a primeira vez que os três elementos apareceram de forma conjunta no catálogo do Swoosh.
Ainda neste ano houve a ampliação do pack “112” em silhuetas como ZOOM HYPERDUNK e o trio NIKE SB com DUNK LOW, P-ROD 7 HIGH e P-ROD 7 MAX HYPERFUSE (com parceria da Primitive Skateboarding, que inclusive desembarcaram em nossos estoques em 2013). Outras iterações desta temática, nunca comercializadas de forma livre, surgiram como samples de AIR FORCE 25 LOW, TRAINER SC 2010, AIR MAX LEBRON VII, AIR MAX TRAINER 1+ 360, LEBRON VIII V.1, LEBRON IX LOW e ZOOM REVIS. Para uma breve alegria dos fãs, uma versão do BIG NIKE LOW foi inspirada nesse pack e tornou-se acessível ao público nesta época.
Fora deste pack vimos outra aparição de sua assinatura em um dupla de AIR FORCE 25 LOW elaboradas em material refletivo em opostos complementares como Yin & Yang, modelo que volta anos mais tarde como uma versão exclusivíssima em continuidade ao pack “112”.
Projetado para o “East vs West Rivals Pack”, em que nosso astro remete ao lado leste, o NIKE DUNK HIGH SUPREME “Gucci” foi parte de uma colaboração tripla entre o Swoosh, CK e a varejista local RIME que ainda foi ponto exclusivo de vendas da edição. Para além disso, houve uma versão de cano baixo que apresenta apenas variações da paleta de combinações dominada por marrom, intitulada “Uptown Bronx”.
Como um AF1 a mais não faz mal a ninguém, neste mesmo ano foi revelado um outro par de cano alto com as cores dos KNICKS para o pack de rivalidade das costas leste e oeste com diferentes texturas de couro distribuídas por ele liso, com aspecto de réptil e em forma de nobuck, com direito a caixa especial e um patch com a sigla “NYC”.
Mais cedo, ainda no ano de 2009, CK foi contemplado com versões “1 de 1” construídas no laboratório de NIKE BESPOKE de Taiwan de um DUNK SB e um AIR FORCE 1 “Ms. Pac-Man”. Rolou ainda uma customização exclusiva pelo personalizador de tênis do sudeste asiático AKALAZY, resultando no “AF1 Jailbreaker (Series IV) for DJ Clark Kent”.
Além de assinar edições especiais para o All Star Game também de 2009, com distribuição diferente para cada uma das cores, uma versão branca foi limitada às lojas de Phoenix e arredores enquanto a outra com a entressola translúcida a ponto de exibir a cápsula AIR foi distribuída a jogadores da NBA sob nomes escolhidos pelo próprio CLARK KENT.
Para a celebração da Black Friday de 2008, data que marca as mega liquidações que abrem as compras de Natal globalmente, veio uma edição do AF1 junto ao lançamento de seu álbum THE BLACK FRIDAY MASSACRE que acompanhava uma camiseta e rendeu uma fila considerável a partir da loja Concepts de Boston, onde ele ainda autografou algumas das peças.
VMB não se trata apenas da premiação anual apresentada pela MTV, a sigla ainda se aplica ao Video Music Box, que é um programa de televisão musical americano apresentado e criado desde 1983 por Ralph McDaniels e Lionel C. Martin. Sendo o pioneiro em apresentar principalmente vídeos de hip hop, completou 25 anos de existência em 2008 e foi contemplado com um design elaborado por CK do NIKE AF1 limitado a 25 pares distribuídos entre família e amigos dos apresentadores.
Para o maior torneio esportivo do mundo, ocorrido em 2008 no território de Pequim na China, nosso astro da nota também teve em seus pés um par de AF1 precisamente apresentado como versão “1 de 1” para que ele aproveitasse a ocasião, recebendo o título de “The Winner Is…” com elementos que exibiam as cores das medalhas olímpicas por toda sua extensão.
Muitos dias dos 58 anos de puro legado de CLARK KENT fomentaram a cultura dos tênis de maneira indelével, notadamente como sua grande paixão ao lado da música a partir da discotecagem.
Conta aqui nos comentários se você já conhecia todas essas iterações, quais você mais gostou ou ainda se esquecemos de citar alguma! É sempre bom manter esse laço de conexão e iteração com você que é nosso leitor e torna esse movimento possível até hoje por aqui.
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