Em meados dos anos 1990, a NIKE buscava uma renovação na sua linha de tênis para corrida. O sucesso inicial das décadas de 1970 e 80 estava perdendo espaço para as novidades em basquete, e a revolucionária família AIR MAX ainda não havia atingido todo o seu potencial.
Para mudar esse cenário, os líderes da categoria na empresa apostaram em um jovem designer: Sergio Lozano.
O AIR MAX 95, criação de Lozano, personificava o significado da palavra ‘diferente’. Até então, nenhum tênis de corrida possuía construção e cores similares ao modelo, que inovou, primeiro, ao introduzir uma cápsula de AIR visível na parte frontal do calçado. Em seu quarto ano na empresa, Lozano modificou o DNA de corrida da NIKE ao instigar a imaginação de uma nova geração de designers e corredores com sua criação.
Para celebrar o vigésimo aniversário do AIR MAX 95, e a coragem de Lozano ao apostar numa proposição tão arriscada na época, a NIKE lança dois novos modelos: o AIR MAX 95 ULTRA JACQUARD e o WOMEN’S AIR MAX 95 ULTRA. Ambos foram projetados por designers que trabalharam a partir do modelo original, seguindo os mesmos passos criativos de Lozano, só que com novos métodos de fabricação.
Tudo para manter a família AIR MAX tão inovadora quanto era quando surgiu, em 26 de março de 1987, honrando suas características criativas iniciais.
Ben Yun, responsável pela criação do AIR MAX 95 ULTRA JACQUARD, e hoje um dos principais designers da NIKE, ainda tem na ponta da língua a razão pela qual decidiu fazer parte da empresa anos atrás. Ele sempre viu a marca como um lugar onde os designers tinham liberdade para criar sem nenhum tipo de obstáculo, uma empresa que acreditava que tudo era possível.
E foi o design inovador de Lozano que o convenceu de que seu lugar era onde ele está até hoje, no Oregon. “Eu aprendi a criar sapatos com um engenheiro de moldes, um tipo muito tradicional de sapataria. A forma como Sergio quebrou todas as regras me chocou e me inspirou”, recorda Yun.
Após trabalhar em vários desenhos para o AIR MAX 95, Yun sabia que precisava recriar o tênis que o levou à NIKE, mas desta vez de um jeito muito diferente de tudo que ele já tinha feito. “A maioria das minhas versões de AM95 envolvia inovações, mas sempre mantinham o design icônico do original, como o ENGINEERED MESH. Para comemorar os vinte anos do modelo, não quis seguir esse caminho por isso, o AIR MAX 95 ULTRA JACQUARD é realmente diferente”.
Do cabedal ao solado, o ULTRA JACQUAR é cheio de inovações.
Para este projeto, Yun assumiu o papel de cientista maluco, criando um novo modelo a partir do DNA do AM95 e se concentrando em leveza e flexibilidade. A sola de poliuretano original foi trocada por uma versão injetada de Phylon. O centro do novo material foi retirado, reduzindo o peso e aumentando a flexibilidade do tênis.
Ultrapassando os limites da criação de Lozano, Yun utilizou o antigo processo de tecelagem Jacquard em uma única camada de tecido, criando um cabedal moderno que, ainda assim, representa o conceito inicial de anatomia proposto pela versão original do AIR MAX 95.
Por fim, a segunda geração do NIKE FLYWIRE foi aplicada como uma opção para os elásticos originais de nylon. “A fáscia humana é um tecido mole. A segunda geração do NIKE FLYWIRE é dinâmico e se move com o pé, pois ela o prende dentro do tênis. Você poderia dizer que eles são a combinação perfeita. ”
Como criador dos modelos NIKE ROSHE ONE, AIR MAX THEA e AIR MAX ULTRA, o designer Dylan Raasch é referência quando o assunto é minimalismo. Para a versão do AIR MAX 95 feminino, que comemora o 20º aniversário do modelo original, o objetivo de Raasch foi apresentar um perfil mais baixo, com forma mais elegante.
Isso significava mudar drasticamente uma das características principais do Air Max 95: o antepé com cápsula de Air visível. “Era importante que ele se parecesse com o original, embora a cápsula de Air visível do antepé tenha sido removida”, diz Raasch.
Inicialmente, o plano era manter as cápsulas de ar. No entanto, como no AIR MAX 95 elas preenchem todo o solado, o antepé teve de ser ajustado para um design atualizado. A exclusão, apesar de ousada, elimina o material em excesso.
A filosofia ‘menos é mais’ também se aplica ao cabedal. “Ao usar películas sem costura, conseguimos obter os seis painéis em uma única camada sem sacrificar o gradiente, que é característico do modelo”, diz Raasch.
Outra diferença entre este e o AM95 original é a mudança no esquema de cores do tênis. Aqui, a gradação é inversa, começando com preto na parte superior, passando para tons mais claros até a parte inferior e terminando com o solado branco.
Ironicamente, o esquema de cores com solado escuro foi uma das ideias apresentadas por Sergio Lozano, o designer do Air Max 95 original, e uma das que ele mais penou para conseguir ver aprovada.
Esses e outros detalhes sobre AIR MAX 95, AIR MAX 95 ULTRA JACQUARD e WOMENS AIR MAX 95 ULTRA, você confere na REVISTA SBR número 8, que ganha as ruas na última semana desse mês de julho – junto com uma super novidade, revelada nos próximos dias!
Já os tênis, chegam aos revendedores de NIKE SPORTSWEAR, incluindo o NIKE.COM, a partir de 16 de julho.